“Premio Amílcar Cabral” indetto da Tabanka onlus, XII edizione 2018, conferito al primo Console di Capo Verde in Italia, Dr. Piergiorgio Gilli
28/02/2018 – 09:00 | Comments Off on “Premio Amílcar Cabral” indetto da Tabanka onlus, XII edizione 2018, conferito al primo Console di Capo Verde in Italia, Dr. Piergiorgio Gilli

Puntuale alle ore 15.00 inizia la cerimonia di consegna del Premio Amílcar Cabral. Il Dr. Gilli ed il suo collaboratore fidato Dr. Pierre Monkam, hanno organizzato la sala per l’incontro, invitando i capoverdiani di Torino …

Read the full story »
Culture-Cultura

Migration-Migrazione

Youth-Giovani

Women-Donne

Turismo a Sao Nicolau

Per chi volesse girare con curiosità l’isola, preferibilmente a piedi, è indispensabile una buona carta geografica

Home » Culture-Cultura

“Marichica foi a primeira” apresentado em Roma 13 Maio 2012

Submitted by on 16/01/2014 – 22:28No Comment
“Marichica foi a primeira” apresentado em Roma 13 Maio 2012

A Fundação Tabanka Onlûs apresente neste domingo, 13, na Casa Internacional das Mulheres em Roma, o documentário“Marichica foi a primeira”, da autoria da jornalista Maria de Lourdes Jesus, em colaboração com Anna Maria Galão da Kenzy Produção.

O documentário relata a história das mulheres de Cabo Verde que trabalharam durante anos na Itália e que agora estão regressando ao seu país de origem. “Foram entrevistadas um conjunto de pessoas reformadas, que resolveram vir fixar residência em Cabo Verde, mas também jovens que formaram e retornaram para trabalhar no pais e pessoas que vieram investir as suas poupanças nas ilhas”, dizia Maria de Lourdes Jesus ao asemanaonline, por ocasião da apresentação da obra em S. Nicolau.

O documentário, que tem uma hora de duração e já foi exibido pela cadeia de televisão RAI Itália com uma repercussão “muito positiva”, segundo Maria de Lourdessua , foi apresentado na ilha, São Nicolau, em Agosto passado, no âmbito das actividades do Dia do Emigrantes.

No encontro de Roma, após a exibição do documentário, haverá um debate sobre a actual situação de Cabo Verde. Participam deste sarau o embaixador de Cabo Verde na Itália, Eduardo Barbosa, de entre outros convidados.
“Marichica foi a primeira” faz parte de um projecto de pesquisa sobre a emigração cabo-verdiana na Itália, realizado por Maria de Lourdes, que contempla a publicação de um livro autobiográfico, ilustrado com fotografias.

Comments are closed.