“Premio Amílcar Cabral” indetto da Tabanka onlus, XII edizione 2018, conferito al primo Console di Capo Verde in Italia, Dr. Piergiorgio Gilli
28/02/2018 – 09:00 | Comments Off on “Premio Amílcar Cabral” indetto da Tabanka onlus, XII edizione 2018, conferito al primo Console di Capo Verde in Italia, Dr. Piergiorgio Gilli

Puntuale alle ore 15.00 inizia la cerimonia di consegna del Premio Amílcar Cabral. Il Dr. Gilli ed il suo collaboratore fidato Dr. Pierre Monkam, hanno organizzato la sala per l’incontro, invitando i capoverdiani di Torino …

Read the full story »
Culture-Cultura

Migration-Migrazione

Youth-Giovani

Women-Donne

Turismo a Sao Nicolau

Per chi volesse girare con curiosità l’isola, preferibilmente a piedi, è indispensabile una buona carta geografica

Home » Culture-Cultura, Featured - In primo piano

TIBO ÉVORA RECEBEU “PRÉMIO AMÍLCAR CABRAL” EM ROMA 26 JANEIRO 2010

Submitted by on 17/04/2010 – 21:00No Comment
TIBO ÉVORA RECEBEU “PRÉMIO AMÍLCAR CABRAL” EM ROMA 26 JANEIRO 2010

Tibo Évora, artista cabo-verdiano residente em França, foi distinguido com o “Prémio Amílcar Cabral”, no último domingo, no Cretcheu Café, em Roma, no quadro das celebrações do 20 de Janeiro.

O encontro, à semelhança dos anos anteriores, foi organizado pela associação cabo-verdiana Tabanka Onlus, e contou com um público numeroso, que assistiu aos cumprimentos do presidente da Tabanka Onlus, Jorge Canifa Alves, que reafirmou a importância de Cabral não só para Cabo Verde, mas para toda a África.

Na sequência, Alicia Araújo Lopes introduziu a figura de Thomas Sankara, líder do Burkina Faso e, de seguida, cedeu a palavra ao Secretário-geral do Movimento dos Africanos Dabre Yacouba. Este delineou as batalhas cívicas, sociais e políticas duma figura simples e extraordinária como aquele de Thomas Sankara.

Em seguida interveio o Presidente da associação francesa “Des Jeunes de Pleyel”, Coulibaly Tiemoko Évora (aliás Tibo Evora), que falou sobre a importância de Cabral na era moderna e da decisão das autoridades de Paris de dedicar uma Avenida à Amílcar Cabral na capital francesa, mais precisamente em Saint-Denis, lugar de grande concentração de cabo-verdianos.

Foi um encontro cheio de ideias e perguntas formuladas por uma plateia constituída por cabo-verdianos e italianos, mas também por pessoas de Angola e Burquina Faso. No final do encontro, Tabanka Onlus entregou o “Prêmio Amílcar Cabral”, que já vai na sua 5ª edição, ao jovem artista Tibo Évora, que, com empenho e perseverança, foi capaz de fazer atribuir o nome de uma Avenida para Amílcar Cabral.

Após as intervenções, seguiu-se um aperitivo e um momento musical onde Tibo Évora, que tocou guitarra e cantou um dueto com Laurent Digbeu. Posteriormente, juntaram-se outros músicos, criando assim uma noite mágica e improvisada onde cantaram mornas e músicas de luta e liberdade dos anos 70.

Constânça de Pina

Comments are closed.