Gláucia Nogueira apresenta “Cabo Verde e A Música” em Itália

O lançamento acontece no auditório do Centro Cultural Brasil-Itália. O acto terá a presença dos embaixadores de Cabo Verde, Manuel Amante da Rosa, e do Brasil, Ricardo Neiva Tavares.Em Março a obra foi lançada em Lisboa, e, em Abril apresentada em Roterdão.
Agora será a vez da comunidade cabo-verdiana em Itália conhecer a publicação que relata de A a Z a história de mais de 900 personalidades da música de Cabo Verde, desde construtores de instrumentos a intérpretes, passando por professores, regentes de bandas, compositores, músicos e produtores.
Para a autora, Gláucia Nogueira, “apresentar a obra nas comunidades emigradas tem um significado especial, pois grande parte das personagens do livro reside na Diáspora e muito do que é a música produzida por artistas cabo-verdianos passa pelas comunidades emigradas”.
A apresentação, em português e em italiano, estará a cargo de três personalidades do mundo da comunicação e da área académica: Alicia Lopes Araújo (jornalista do Osservatore Romano), Marco Boccitto (musicólogo, escritor e chefe de redacção do jornal Il Manifesto) e a professora da área de Língua Portuguesa Simone Celani (da Universidade La Sapienza).
Fonte: http://asemana.sapo.cv/spip.php?article118924&ak=1
Outra noticia sobre o evento:
http://muzika.sapo.cv/agenda/livro-cabo-verde-a-musica-apresentado-em-italia