03/04/2021 – 20:06 | No Comment

A 9 de Março de 2020, a Itália refugiou-se no lock down para proteger-se da pandemia que ameaçava seriamente a existência de toda a população. As vítimas da epidemia estavam sobretudo nos hospitais e nos …

Read the full story »
Culture-Cultura

Migration-Migrazione

Youth-Giovani

Women-Donne

Turismo a Sao Nicolau

Per chi volesse girare con curiosità l’isola, preferibilmente a piedi, è indispensabile una buona carta geografica

Home » Women-Donne

Homenagem as Mulheres Caboverdianas

Submitted by on 13/07/2020 – 14:29No Comment

Não há dúvida que vivemos um novo tempo para as mulheres de Cabo Verde. Nos últimos anos, elas têm assumido a ribalta internacional, destacando-se pelo talento e ampliando a reputação de Cabo Verde em espaços além-fronteira.

Vivemos um tempo novo, resultante de um processo histórico antigo e que vem caldeando o papel das mulheres para a consolidação da Nação Cabo-verdiana, tanto em Cabo Verde como na Diáspora. A Itália é o exemplo da resistência, da resiliência e da força da mulher cabo-verdiana e tem sido o campo dinâmico da luta das cabo-verdianas em termos económicos, culturais, educacionais e profissionais, bem como sindicais, empresariais e associativos, fazendo uma ponte vigorosa e auspiciosa entre Cabo Verde e Itália.

Neste momento, no respaldo da jubilosa celebração do 45.º Aniversário da Independência de Cabo Verde, acompanhamos com orgulho e satisfação o papel das mulheres na afirmação internacional de Cabo Verde, com percursos notáveis.

Com o risco de pecarmos pela omissão, queremos trazer à “atenção nacional” os casos de Elisabeth Moreno (Ministra da Igualdade da França), de Cristina Duarte (Conselheira Especial do Secretário-Geral da ONU para a África), de Mónica Semedo (Deputada do Luxemburgo no Parlamento Europeu), de Maria Fernanda Silva (Embaixadora da Argentina junto à Santa Sé), de Antónia do Rosário Santos (Membro da Câmara dos Trabalhadores do Luxemburgo), de Maria Helena Semedo (Diretora-adjunta da FAO), de Georgina de Mello (Diretora-Geral da CPLP), de Janira Hopffer Almada (Vice-presidente da Internacional Socialista) e de Maria Isabel Andrade (Vencedora do Prémio Mundial da Alimentação), entre outros vários casos mais recentes.

São cabo-verdianas na ribalta internacional (nestes últimos tempos). Em termos nacionais, com paridade formal ainda a compor-se, mas com dinâmica que põe a equidade e a paridade do género como condição de haver “grandeza nacional”, as mulheres são a força matriz e motriz da Nação. Estas e outras mulheres carregam hoje o nome de “Cabo Verde riba la” na esfera pública internacional.

Agradecemos a todas estas mulheres lutadoras pelo excelente em prol da igualdade e paridade de género, do combate à pobreza e à desigualdade, e na defesa dos direitos humanos e da paz no mundo.

 

TABANKA ONLUS

Leave a comment!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.