03/04/2021 – 20:06 | No Comment

A 9 de Março de 2020, a Itália refugiou-se no lock down para proteger-se da pandemia que ameaçava seriamente a existência de toda a população. As vítimas da epidemia estavam sobretudo nos hospitais e nos …

Read the full story »
Culture-Cultura

Migration-Migrazione

Youth-Giovani

Women-Donne

Turismo a Sao Nicolau

Per chi volesse girare con curiosità l’isola, preferibilmente a piedi, è indispensabile una buona carta geografica

Home » Culture-Cultura, Featured - In primo piano

TIBO ÉVORA RECEBEU “PRÉMIO AMÍLCAR CABRAL” EM ROMA 26 JANEIRO 2010

Submitted by on 17/04/2010 – 21:00No Comment
TIBO ÉVORA RECEBEU “PRÉMIO AMÍLCAR CABRAL” EM ROMA 26 JANEIRO 2010

Tibo Évora, artista cabo-verdiano residente em França, foi distinguido com o “Prémio Amílcar Cabral”, no último domingo, no Cretcheu Café, em Roma, no quadro das celebrações do 20 de Janeiro.

O encontro, à semelhança dos anos anteriores, foi organizado pela associação cabo-verdiana Tabanka Onlus, e contou com um público numeroso, que assistiu aos cumprimentos do presidente da Tabanka Onlus, Jorge Canifa Alves, que reafirmou a importância de Cabral não só para Cabo Verde, mas para toda a África.

Na sequência, Alicia Araújo Lopes introduziu a figura de Thomas Sankara, líder do Burkina Faso e, de seguida, cedeu a palavra ao Secretário-geral do Movimento dos Africanos Dabre Yacouba. Este delineou as batalhas cívicas, sociais e políticas duma figura simples e extraordinária como aquele de Thomas Sankara.

Em seguida interveio o Presidente da associação francesa “Des Jeunes de Pleyel”, Coulibaly Tiemoko Évora (aliás Tibo Evora), que falou sobre a importância de Cabral na era moderna e da decisão das autoridades de Paris de dedicar uma Avenida à Amílcar Cabral na capital francesa, mais precisamente em Saint-Denis, lugar de grande concentração de cabo-verdianos.

Foi um encontro cheio de ideias e perguntas formuladas por uma plateia constituída por cabo-verdianos e italianos, mas também por pessoas de Angola e Burquina Faso. No final do encontro, Tabanka Onlus entregou o “Prêmio Amílcar Cabral”, que já vai na sua 5ª edição, ao jovem artista Tibo Évora, que, com empenho e perseverança, foi capaz de fazer atribuir o nome de uma Avenida para Amílcar Cabral.

Após as intervenções, seguiu-se um aperitivo e um momento musical onde Tibo Évora, que tocou guitarra e cantou um dueto com Laurent Digbeu. Posteriormente, juntaram-se outros músicos, criando assim uma noite mágica e improvisada onde cantaram mornas e músicas de luta e liberdade dos anos 70.

Constânça de Pina

Comments are closed.